Dicas do que NÃO fazer num ensaio fotográfico. O que nós, fotógrafos, não contamos.

DSC_0251

Oii! Hoje eu vou trazer algumas dicas pra você que tem vontade, ou vai fazer um ensaio fotográfico e se sente um pouco perdido. A ideia de um ensaio, seja qual tema for, gestante, book, casal, infantil, todos eles têm o mesmo objetivo: captar a essência de quem está sendo fotografado. O cliente precisa curtir o ensaio. Precisa ser algo prazeroso e verdadeiro. Pra isso, é preciso tomar alguns cuidados pra que, no dia das fotos, você esteja se sentindo seguro e confiante.

Vamos a algumas dicas bem simples, porém essenciais sobre o que NÃO fazer num ensaio fotográfico.

1º) Não force expressões que não são suas.

Se você não curte aqueles carões, ou aquele sorriso meigo meia boca, por exemplo, não se sinta na obrigação de os fazer. Use e abuse das suas expressões naturais. Entre em sintonia como o fotógrafo. Lembre-se, as fotos são suas, são pra você. Elas têm que mostrar a sua essência. Você precisa se sentir você mesmo ali e não um artista fazendo performance.

2º) Não deixe as unhas por fazer.

Além de se preocupar com cabelo, look, maquiagem, é muito importante se preocupar com os detalhes. Nunca vá fazer um ensaio sem as unhas feitas. Pode parecer que não, mas esses detalhes ficam gritantes nas fotos. Não precisa estar com as unhas decoradas com aquele desenho incrível, mas no mínimo uma pinturinha precisa ter. Isso faz muita diferença no resultado final. E não tem nada pior do que você estar lá, toda linda, todo lindo e quando vê, tem que ficar escondendo as mãos. Ninguém merece, né!?

3º) Não peça pra ver TODAS as fotos enquanto rola o ensaio.

Nós, fotógrafos, adoramos surpreender vocês. Nós entendemos que a curiosidade é imensa e por isso a gente sempre mostra uma ou outra fotinho. Mas não peça pra ver todas, ou alguma sequência ali na câmera mesmo. Isso tira um pouco o encanto. A gente quer mostrar pra vocês em primeira mão, com tratamento, efeitos e se você já viu quase tudo ali no modo cru, perde um pouco o efeito surpresa. Então, contenha-se! kkk

4º) Não leve a timidez como acompanhante. 

Eu sei que é difícil se soltar diante de uma câmera, mas tente manter uma sintonia com o fotógrafo. Também cabe a nós estabelecer essa sintonia com o cliente. Permita-se brincar, conversar com o fotógrafo, perguntar o que quiser, tirar dúvidas. Nós adoramos quando vocês nos tratam como se fôssemos amigos de anos. Isso torna tudo muito mais leve e divertido.

5º) Leve um chinelinho na bolsa.

Você tem aquele sapato maravilhoso e quer que ele faça parte do seu look, mas ele machuca? Carrega um chinelinho na bolsa , ou vá com um sapato mais confortável e maravilhoso na bolsa e só coloca ele na hora das fotos. É horrível você chegar na metade do ensaio já com pé formando bolha. Além da dor, você vai sair nas fotos com uma cara meio “pelo amor de Deus, bate logo essa foto”.

6º) Confie no seu fotógrafo.

Se seu fotógrafo disser que tem um muro verde limão e que ele quer fazer uma foto sua nele, confie e vá. Nós temos um olhar muito louco mesmo. Enxergamos cenário onde você nunca imaginaria. Então confia nessa loucura e vai. Pode ter certeza que ele tem um bom motivo pra te colocar naquele local que você jura que não tem nada a ver.

Gostou das dicas? Acho que deu pra dar uma ajuda, né?! Se ficou com alguma dúvida, fica a vontade pra comentar. Será um prazer ajudar mais! 🙂

Até mais!!!

 

Anúncios

2 Respostas para “Dicas do que NÃO fazer num ensaio fotográfico. O que nós, fotógrafos, não contamos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s